terça-feira, 23 de março de 2010
Cantar de Amigos - Salita canta "Chuva"
"Chuva", foi a canção que a Salita gravou no oitavo CD de "Cantar de Amigos".
As fotografias são da cidade de Tavira, situada no lado oriental do Algarve, a meia distância entre o cabo de Santa Maria e a foz do rio Guadiana. Dista dois quilómetros do mar e está implantada nas margens do estuário do rio Gilão, ao abrigo da restinga que protege a Ria Formosa, de Faro até Cacela. Tal localização foi factor do seu desenvolvimento e apogeu, e depois da sua letargia e enfraquecimento. Tavira é, essencialmente, uma cidade de estuário e a sua História está, naturalmente, ligada à evolução do seu porto e das suas actividades com ele relacionadas.
domingo, 21 de março de 2010
Cantar de Amigos - Neuza Brito canta "Feira de Castro"
Quem não conhece uma das mais famosas feiras do Alentejo. Vamos ouvir sobre ela uma das revelações do "Cantar de Amigos", que já ganhou asas próprias e tem créditos firmados nos lugares por onde tem passado. Neuza Brito canta "Feira de Castro", canção gravada no 10º CD de "Cantar de Amigos".
Fotografias da cidade de Castro Verde.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Cantar de Amigos - José Rosa - canta "Regresso"
Nós temos um amigo alentejano, de Vila Viçosa, que há muito tempo nos acompanha e que faz questão de participar nos espectáculos de "Cantar de Amigos". É com enorme prazer que lhe dedicamos este vídeo. A canção "Regresso" foi gravada pelo José Rosa no 9º CD de Cantar de Amigos.
Cantar de Amigos - Lucinda Cordeiro canta "Miúdo da Rua"
Um pequeno vídeo dedicado à nossa amiga Lucinda Cordeiro, uma das maiores fadistas nascida no nosso concelho. Acompanhada pelo seu esposo José Gonçalves e por Toy Dourado, Lucinda canta "Miúdo da Rua", fado gravado,, no CD nº 9 de "Cantar de Amigos". As fotografias são de Cacela Velha, localidade que faz parte do concelho de Vila Real de Santo António.
quarta-feira, 17 de março de 2010
Cantar de Amigos - José Dourado canta "A Janela do Meu Quarto"
" A Janela do Meu Quarto" foi a canção que José Dourado gravou no quinto CD de "Cantar de Amigos". As fotografias são de Castro Marim, povoação que ressurgiu de velhas civilizações que aí deixaram seus testemunhos, foi conquistada aos Mouros por D. Paio Peres Correia em 1242. Durante estas lutas da reconquista ficou gravemente fragilizada, tendendo a desaparecer devido a um grande decréscimo populacional. Devido a este problema, os primeiros monarcas concederam-lhe foros, privilégios, concessões e doações, iniciadas por D. Afonso III em 1277, confirmados e ampliados em 1282 por D. Dinis, seu filho.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
"Cantar de Amigos" Presta Homenagem ao Mestre José Calvinho
O "Cantar de Amigos" honra-se em ter no seu escol artístico o amigo José Calvinho que, para além de com a sua voz romântica encantar as plateias com os melhores boleros e outras belas canções do seu vasto repertório, nos dá a alegria de também nos pudermos orgulhar com os seus incontestáveis merecimentos.
Um grande e apertado abraço de parabéns dos seus amigos de "Cantar de Amigos"
Um grande e apertado abraço de parabéns dos seus amigos de "Cantar de Amigos"
domingo, 14 de fevereiro de 2010
"Cantar de Amigos" Presta Homenagem ao Mestre José Calvinho
Nascido e criado em Vila Real de Santo António o Mestre José Calvinho é uma pessoa bem conhecida e respeitada no seu meio. Exerceu a sua profissão, sempre ligado à construção naval, onde soube grangear a admiração dos amigos, e dos seus clientes pela sua competência e rigor de execução dos seus trabalhos. Homem de fino trato, observador atento, poupado em palavras, sem no entanto as regatear na animação de uma boa conversa, é hoje objecto da nossa homenagem por ter conseguido mais um assinalável êxito na sua já vasta carreira profissional.
Convidado a trabalhar, em Espanha, na construção de réplicas de navios utilizados na era dos descobrimentos, aprofundou os seus conhecimentos desta antiga arte, designadamente as suas formas e métodos de construção, colaborando, como Mestre Encarregado, nos estaleiros de Ilha Cristina, na feitura da Nau Vitória, tendo os seus serviços sido muito elogiados pelos seus promotores. Mais recentemente, atendendo certamente à sua acção no desenvolvimento daquele trabalho, foi contratado pela mesma Fundação de Nau Vitória, como Mestre Principal, para orientar, em Punta Umbria, Huelva, os trabalhos de um empreendimento maior, um galeão semelhante aos que, à época, transportavam os produtos trazidos das colónias americanas para Espanha.
O Mestre chegou a ter sob sua orientação mais de uma centena de trabalhadores para que o "ANDALUCIA", de seu nome, seja inaugurado já na próxima sexta feira, dia 19 de Fevereiro, e possa seguir rumo a Sevilha. Este galeão, com cerca de quarenta metros de comprimento, tem dois mastros também com quarenta metros de altura.
Estas embarcações eram apetrechadas com canhões de bordo para fazer frente a outras, inimigas, que porventura ousassem cruzar-se em seu caminho com intenções de saqueio. Hoje, no galeão "ANDALUCIA" as réplicas desses canhões são praticamente elementos decorativos. O seu equipamento, idêntico ao original, está agora reforçado com instrumentos da mais moderna tecnologia de forma a poder enfrentar os oceanos mais confiante, sem receio a transtornos de navegação.
O "Cantar de Amigos" honra-se em ter no seu escol artístico o amigo José Calvinho que, para além de com a sua voz romântica encantar as plateias com os melhores boleros e outras belas canções do seu do seu vasto repertório, nos dá a alegria de também nos pudermos orgulhar com os seus incontestáveis merecimentos.
Um grande e apertado abraço de parabéns dos seus amigos de " Cantar de Amigos"
Subscrever:
Mensagens (Atom)
